Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Light: Não poderá cobrar por TOI

Publicado por Valéria Rêgo
há 6 anos

Na última terça-feira (07/08) a justiça do Rio proibiu a Light de cobrar taxas e multas referente a Termo de Ocorrência de Irregularidade, conhecida pela sigla TOI.

Embora o Termo de Ocorrência de Irregularidade - TOI seja um instrumento previsto na Resolução 414/2010 da ANEEL, na prática algumas empresas fornecedoras de energia elétrica estavam gerando cobranças indevidas de forma automática, sob a alegação de furto de energia - "gato".

Ocorre que na prática a cobrança era incluída na fatura mensal e mesmo sendo questionada, o consumidor se via obrigada a efetivar o pagamento integral do débito para não correr o risco de ter o fornecimento de energia suspenso sob a alegação de inadimplemento.

Assim, como os consumidores dependem do serviço prestado pela concessionária, os mesmos pagavam as cobranças indevidas e abusivas porque se sentiam acuados.

A decisão proibindo a Light de emitir tais cobranças, foi proferida pela juíza Maria da Penha Nobre Mauro, da 5ª Vara Empresarial do Rio, após constatar que o Superior Tribunal de Justiça negou o recurso da concessionária de energia contra determinação que já havia proibido a cobrança. A magistrada impôs multa diária de R$ 100 mil à Light em caso de descumprimento. A empresa ainda pode recorrer.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações19
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações703
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/light-nao-podera-cobrar-por-toi/611169908

Informações relacionadas

Você sabe o que é TOI ?

Bruno Rollemberg, Advogado
Artigoshá 4 anos

5 fatos que o consumidor precisa saber sobre o TOI- Termo de ocorrência e inspeção, aplicado por concessionária de energia elétrica.

Leal Louback Ferrante Advocacia, Advogado
Artigoshá 4 anos

O que é o TOI?

Petição (Outras) - TJSP - Ação Defeito, Nulidade ou Anulação - Procedimento Comum Cível

Petição Inicial - TJRJ - Ação de Cobrança Indevida (Toi) com Pedido de Tutela de Urgência c/c Danos Morais - Procedimento Comum Cível - contra Light Serviços de Eletricidade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)